Jornal Notícias de Gouveia

História

'Defensor dos Interesses da Região'

Dia 12 de Fevereiro de 1914, nascia o jornal Notícias de Gouveia (NG). Durante os primeiros três anos, intitulou-se Semanário Evolucionista, na linha das confissões políticas que animavam os seus fundadores. Até ao número 17, a redação e a administração situavam-se na Rua do Ouvinho, sendo proprietário João Pinto de Sousa e diretor Afonso Xavier de Oliveira Fonseca. Sucedeu no cargo, José de Almeida Motta, que passou a ser o novo proprietário e reconhecido fundador do Notícias de Gouveia, a partir da publicação n.º 13, a 7 de Maio de 1914.

Em 1916, José de Almeida Motta abandonou a designação de Semanário Evolucionista e o jornal passou a proclamar-se “Defensor dos Interesses da Região”. Mais tarde, viria a assumir funções, Carlos Gomes de Almeida Motta, seu filho, nomeado subdiretor em Maio de 1954 e mais tarde diretor em Junho de 1970. De realçar que em 1950, o NG esteve, a convite, na fundação da Associação Portuguesa de Imprensa.

 

Fundador Notícias de Gouveia - José de Almeida Motta

 

Em Outubro de 1995, o jornal passou para a titularidade da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG), tendo Carlos Gomes de Almeida Motta sido substituído, no cargo de diretor, por Hercílio Azevedo Ribeiro. Em Julho de 2007, por força de imperativos de ordem legal firmados na nova legislação que veio regular o sector, alterou a sua periodicidade para trimensário.

A 12 de Fevereiro de 2014 alcançou os 100 anos de existência, tendo passado a integrar o núcleo reduzido - cerca de vinte títulos - dos jornais Centenários portugueses. As comemorações do centenário, incluiram eventos da mais diversa natureza - cultural, musical, desportiva, recreativa… - prolongaram-se durante cerca de um ano, ou seja, pelo período correspondente ao centésimo ano da sua existência.

No presente, a equipa é composta por Paulo Prata, jornalista e chefe de redação, Paulo Saul, gráfico, paginador e administrativo e Liliana Carona, jornalista e diretora do NG, que assumiu funções em novembro de 2015, a convite da administração da ABPG, na pessoa do Presidente da Direção, Luís Carrilho. O NG, além da edição em papel, está disponível on-line, em www.noticiasdegouveia.pt, no facebook, e no Youtube.

No seu Estatuto Editorial, orienta-se por critérios de rigor e de objectividade, com o máximo respeito pela verdade jornalística e pela independência absoluta no tratamento das questões abordadas, sem dependências ou subserviências de qualquer espécie, seja a interesses ou grupos económicos, sociais, políticos ou ideológicos. Procura assegurar, em quaisquer circunstâncias, não só o respeito pelos princípios deontológicos, inerentes a esta actividade, como pela ética profissional dos seus jornalistas e colaboradores, em benefício do respeito e da boa-fé dos leitores. Em síntese, assume integralmente um padrão de comportamento e de enquadramento defenido por critérios editoriais de isenção, independência e imparcialidade.